Nesta quinta-feira (28), teve início a 24ª edição do Liquida Natal, a maior campanha de incentivo ao comércio da capital potiguar e da Região Metropolitana. Promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), a ação se estende até o dia 7 de setembro e promete movimentar o setor com promoções e sorteios voltados a consumidores, vendedores e lojistas.
Durante os 11 dias de campanha, quem realizar compras a partir de R$ 50 em estabelecimentos participantes — tanto em shoppings quanto no comércio de rua — poderá concorrer a dois carros elétricos BYD e dois caminhões de prêmios.
Consolidado no calendário comercial da cidade, o Liquida Natal é realizado estrategicamente durante um período de baixa nas vendas. Para o presidente da CDL Natal, José Lucena, a campanha é fundamental para impulsionar o consumo e a economia local. “A Liquida Natal acontece no período de entressafra das vendas, quando o comércio precisa de estímulo para atrair consumidores. Sabemos que descontos e prêmios têm um apelo forte junto ao consumidor, tanto que este ano decidimos investir mais na premiação, e vamos sortear dois carros e dois caminhões de prêmios. Acreditamos que além dos descontos os prêmios vão animar os consumidores a fazer compras neste período”, afirmou.
A Prefeitura de Natal também está entre os apoiadores da campanha. Durante o lançamento da edição de 2025, o prefeito Paulinho Freire destacou a importância da ação para o município. “A Prefeitura entrou apoiando, inclusive com recursos, porque reconhece o impacto do Liquida Natal para a nossa cidade neste período de entressafra. Sabemos que é um evento que mobiliza a cidade, movimenta a economia e contribui para a geração de empregos, já que o consumo tende a aumentar. Não tenho dúvidas de que esta edição será um grande sucesso”, declarou.
Uma das novidades desta edição é a doação de kits promocionais da campanha para lojistas de menor porte, por meio de uma parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal. A ideia é ampliar o alcance da campanha e permitir a participação de comerciantes que enfrentam dificuldades para adquirir o material promocional. “Nesta edição estamos ampliando a participação dos lojistas de diferentes perfis e portes, desde o pequeno comerciante, como o seu Zé da mercearia, até a dona Maria que vende salgados, todos estão incluídos. Isso gera impacto positivo na economia local, amplia o alcance da campanha e torna o Liquida cada vez mais democrático e acessível”, enfatizou Lucena.