O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta sexta-feira (01) em Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas, no Caribe, da VIII Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).
Apesar de ser um dos fundadores do grupo, o Brasil deixou a comunidade em 2019. No entanto, durante a 7ª Cúpula da Celac, em 24 janeiro de 2023, houve a reintegração ao bloco, medida que foi considerada uma das primeiras ações da política externa do presidente Lula no início do seu terceiro mandato.
“Reiterando o compromisso, o presidente Lula comparecerá à 8ª Celac. Um dos elementos interessantes desse organismo é o seu relacionamento externo, já que possui pelo menos três parceiros mais tradicionais que são: União Europeia, União Africana e China”, citou a secretária de América Latina e Caribe, Embaixadora Gisela Maria Figueiredo Padovan, ao relembrar que, em julho de 2023, Lula participou da 3ª Cúpula Celac e União Europeia, em Bruxelas.
“A Celac, na figura do primeiro-ministro, Ralph Gonçalves, está auxiliando, numa ideia que partiu do Brasil, de oferecer uma moldura regional de diálogo. Esperamos solução para controvérsia entre Venezuela e Guiana”, complementou a Embaixadora.
Agência Gov