O Rio Grande do Norte ampliou o número de municípios que disponibilizam a vacina contra a dengue para a população entre 10 e 14 anos. Com a entrada de Caicó, Pau dos Ferros, Ceará-Mirim, Santa Cruz, João Câmara, Touros, São Paulo do Potengi, Pendências, Luís Gomes e Jucurutu, o estado chega a 29 cidades ofertando a imunização.
As novas cidades terão disponíveis, nesse primeiro lote, 7.290 doses do imunizante, o que atende cerca de um terço do público-alvo estimado entre os nove municípios listados. As vacinas foram disponibilizadas a partir de uma pactuação conduzida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) com os municípios para a redistribuição das doses.
Até o momento, cerca de 21,5 mil doses da vacina contra a dengue foram aplicadas e registradas pelos 19 municípios no sistema do Ministério da Saúde. O RN recebeu 45 mil doses no primeiro lote distribuído em 15 de fevereiro.
A medida de redistribuição das vacinas segue a orientação do Ministério da Saúde, a partir da necessidade de agilizar a utilização do primeiro lote. Os novos municípios foram escolhidos por critérios técnicos e epidemiológicos, como o número de casos confirmados para a dengue.
O Brasil é o primeiro país do mundo a incluir a vacina contra a dengue no calendário nacional de imunização e o RN é um dos primeiros estados contemplados. A imunização se dá em duas doses, sendo a segunda aplicação marcada para após 90 dias.
Doses
- Ceará-Mirim – 1930
- Caicó – 1100
- Santa Cruz – 840
- João Câmara – 780
- Touros – 780
- Pau dos Ferros – 600
- São Paulo do Potengi – 380
- Jucurutu – 360
- Pendências – 300
- Luís Gomes – 220