Marte ficará retrógrado no signo de Gêmeos deste domingo, 30 de outubro de 2022, até 12 de janeiro de 2023. Mas, já anote aí: o planeta continuará a transitar pelo signo até 26 de março de 2023, passando um período extraordinariamente longo nessa área do zodíaco.
O planeta Marte é conhecido como o lugar da energia, motivação e ação. Marte simbolizava o Deus da Guerra, um soldado destemido, que andava pela cidade em uma carruagem puxada por dois cavalos chamados Phobos (Medo) e Deminia (Terror).
Enquanto Marte tem o poder de espalhar medo e terror por onde passa, ele também tem o poder de superá-lo, e essa é uma das maneiras para trabalharmos a energia de Marte até 2023.
Use o momento a seu favor
Marte pode nos guiar, permitindo que nossos medos nos levem a um estado de contração ou expansão. Assim como Marte montava sua carruagem puxada por cavalos, podemos permitir que nossos medos nos conduzam a limitações e bloqueios, ou podemos montar nossos terrores com bravura e confiança para viver a vida que sonhamos.
Marte representa ainda os nossos níveis de energia, a capacidade de agir, o lado masculino, o ego, as paixões e desejo sexual. Também governa sobre nossas cabeças, tornando-nos teimosos ou “cabeças-quentes”, e oferece habilidades naturais de liderança.
Marte leva cerca de dois anos para percorrer o zodíaco e, durante essa jornada, retrocede uma vez. As retrogradações ocorrem quando um planeta parece estar orbitando para trás, devido ao ponto de vista aqui na Terra. Quando os antigos astrólogos observaram isso no céu, acreditava-se que era um sinal para voltar ao passado, rever e reavaliar, especialmente os temas relacionados à energia do planeta.
Marte é o planeta que menos fica retrogrado entre todos os outros, então, como acontece tão raramente, esse período aumenta a energia de Marte em nossas vidas.
Marte retrógrado é um bom momento para:
- Avaliar como estamos escolhendo gastar energia;
- Gerenciar nossos níveis de energia;
- Avaliar a motivação por trás de nossas ações;
- Fazer as pazes com nosso lado/qualidades masculinas;
- Revisar as nossas paixões e objetivos;
- Cuidar do nosso ego;
- Prestar atenção à nossa saúde sexual;
Emoções à flor da pele
Marte retrógrado também pode agitar emoções impetuosas e desafiar habilidades de liderança ou qualquer luta pelo poder em nossas vidas. Como Marte governa a cabeça, às vezes pode exacerbar os sintomas físicos nessa área, como cefaleias e enxaquecas.
Embora existam muitas maneiras de Marte retrógrado se manifestar em nós, só o fato deste planeta estar retrógrado e passar tanto tempo em Gêmeos já é uma pista de como essa energia pode aparecer.
Gêmeos é o signo representado por dois irmãos idênticos. Um gêmeo é mortal, o outro imortal, representando o equilíbrio entre corpo e alma. Somos alma, mas também somos corpo, e estamos aqui para uma jornada que deve inspirar esses dois lados do nosso ser.
Gêmeos também rege a comunicação, nossa mente e capacidade de se conectar com os outros. Seu planeta regente é Mercúrio, então pode muito bem haver um “sabor retrógrado de Mercúrio” para esse final de 2022 e início de 2023.
Spoiler: Marte e Mercúrio retrógrados em dezembro
Para adicionar a isso, Mercúrio também ficará retrógrado durante entre 29 de dezembro de 2022 e 18 de janeiro de 2023. Este será um período particularmente lento e de energia retrógrada muito forte! Mas, vale lembrar que essa é a maneira do universo nos desacelerar, nos atrair para dentro e nos fazer reavaliar.
Com Marte retrógrado em Gêmeos, podemos descobrir problemas com a tecnologia, atrasos em viagens ou contratos, ou podemos achar mais difícil pensar ou nos comunicar com clareza.
Como Marte é o planeta da ação e da energia, ele tende a desacelerar as coisas, dificultando a ação e o uso de energia no mundo externo.
Assim como em um Mercúrio retrógrado, dar saltos gigantes durante um Marte retrógrado ou avançar em algo novo, provavelmente, resultará em contratempos, erros e necessidade de voltar atrás de qualquer maneira.
Por fim, atenção ao ego
O relacionamento com o nosso ego também pode ser revisto neste período. Precisamos dele, pois é a voz da sobrevivência que nos permite navegar neste mundo físico, mas, será preciso examinar mais profundamente hábitos prejudiciais – ou como nossa mente (o ego) pode estar nos manipulando ou nos enganando.
Como Gêmeos pode ativar nossa voz interior, podemos notar mais pessoas falando, ou achar que precisamos falar e declarar como realmente nos sentimos. Em vez disso, vale sentir o desejo de entrar e ser sincero.
A forte energia de Marte pode nos deixar com a “cabeça-quente”, desencadeando emoções ardentes – isso pode ser algo para ficar atento. Se você perceber que está se sentindo mais irritado, volte ao seu centro, veja o que está escondido por trás de tudo e ouça o que sua voz interior pode estar tentando dizer a você.
Band