O oftalmologista Araken Britto de Souza morreu na manhã desta segunda-feira (24) após ser atropelado por um caminhão enquanto praticava ciclismo no bairro Tirol, em Natal. O acidente ocorreu por volta das 5h40 na avenida Salgado Filho, em frente ao Hospital Walfredo Gurgel.
Segundo o delegado Alexsandro Gomes, o médico pedalava com um grupo de cinco ciclistas, que estavam deslocando perfilados. Araken estava na quarta posição quando o ciclista que vinha atrás percebeu o caminhão se movimentando de forma estranha e tocou no ombro da vítima. Araken se desequilibrou e foi projetado para o lado do veículo, momento em que um dos pneus traseiros do caminhão passou por cima de sua cabeça.
O motorista do caminhão estava habilitado, permaneceu no local e passou pelo teste do bafômetro, que deu negativo. Para auxiliar nas investigações, a polícia busca imagens de câmeras de segurança da região.
Araken Britto era servidor da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) desde 2014, tendo atuado no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e, desde 2022, na Organização de Procura de Órgãos, na área de doação de córneas. Também fazia parte da equipe do Hospital Universitário Onofre Lopes.
A Sesap e a Associação Médica do Rio Grande do Norte lamentaram a morte do médico, destacando sua contribuição para a saúde pública e sua atuação como oftalmologista.
Nas redes sociais, Araken compartilhava sua paixão pelo ciclismo e outros esportes de aventura, além de orientações sobre saúde ocular.