Uma operação de grande escala contra facções criminosas foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (7) por forças de segurança de oito estados do Nordeste. Com foco nas regiões de divisa entre os estados, a ação mobiliza cerca de 650 agentes e visa o cumprimento de 510 mandados de prisão e de busca e apreensão.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o estado concentra uma parte significativa da operação, com a execução de 45 mandados de prisão e 117 de busca em 18 municípios. As ações se concentram em áreas com alto índice de homicídios, tráfico de drogas e armas, além de roubos de veículos e cargas.
A operação é coordenada pelas polícias civis e militares do Piauí, Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, e inclui patrulhamentos, barreiras policiais e fiscalizações em pontos estratégicos.
Entre os alvos está um suspeito de envolvimento em um latrocínio ocorrido em junho deste ano em Teresina. A prisão foi destacada pelo delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP-PI. “Estamos focando em contumazes violadores da lei que incomodam a população e cometem crimes graves ligados às facções”, afirmou.
No Maranhão, na cidade de Timon, que faz divisa com Teresina, dois homens foram presos: um por roubo de joias e outro por porte ilegal de arma de fogo. Já no interior do Piauí, grandes quantidades de drogas foram apreendidas nos municípios de Parnaíba, Floriano e Uruçuí.
A ofensiva integra um esforço conjunto entre os estados para enfraquecer a atuação de organizações criminosas interestaduais, principalmente nas zonas de fronteira, onde facções costumam se esconder e movimentar drogas, armas e recursos ilícitos.