Lançado oficialmente nesta segunda-feira (1º), o Sindicato das Empresas de Rádio, Televisão, Jornais, Portais e Revistas do Rio Grande do Norte (Midiacom-RN) promete representar juridicamente, sindicalmente e economicamente os veículos de comunicação do estado. A iniciativa marca a adesão do RN ao movimento nacional liderado pela Fenaert e Abert, sendo o quinto estado a integrar a articulação.
A entidade nasce com o compromisso de profissionalizar o mercado, unificar o setor e valorizar o papel econômico da comunicação potiguar. “Chegamos com um propósito muito claro, de profissionalizar ainda mais o nosso mercado e representar os veículos de todo o estado”, afirma Thiago Lajus, eleito presidente da nova entidade e representante da Inter TV.
A primeira diretoria do sindicato foi eleita por aclamação e contará com nomes representativos de diferentes mídias:
- Fernando Fernandes (Sistema Tribuna), na vice-presidência de jornais, portais e revistas;
- Felinto Rodrigues Filho (Grupo Dial), na vice-presidência de rádio;
- Micarla de Sousa (TV Ponta Negra), na vice-presidência de televisão;
- João Soares (Band RN), como vice de relações sindicais e trabalhistas;
- Raniere de Andrade (Rede Tropical), como tesoureiro.
A cerimônia de posse da diretoria está marcada para o dia 14 de julho, oficializando o início das atividades do Midiacom-RN.
Para os dirigentes, o sindicato surge em um momento estratégico para o setor. “O ecossistema da comunicação no Rio Grande do Norte há muito tempo buscava algo que representasse o peso que nós temos”, destaca Fernando Fernandes. Segundo ele, o Midiacom é uma oportunidade para mostrar que o setor vai além do conteúdo: é gerador de empregos e movimenta a economia local.
Outro pilar da nova entidade é o compromisso com o combate à desinformação e a valorização do jornalismo de qualidade. De acordo com os representantes, o sindicato estará aberto à adesão de novos veículos, fortalecendo a frente comum por uma imprensa mais estruturada e bem representada.
Temas como a TV 3.0, os profissionais do futuro e o uso da inteligência artificial no setor já estão no radar da nova gestão.
Felinto Rodrigues Filho vê o Midiacom como um “pilar de suporte e consultoria” para as emissoras. Já Micarla de Sousa destacou a importância da união setorial: “Somos concorrentes nas nossas empresas, mas aliados no nosso segmento, que é a comunicação”.
João Soares, por sua vez, reforçou o papel integrador do sindicato: “É uma função de unir cada vez mais a classe, buscar soluções que somem para todos”.
Com o lançamento do Midiacom-RN, o setor de comunicação potiguar ganha uma entidade representativa, voltada para o desenvolvimento sustentável do mercado e valorização dos profissionais da informação.