O Ministério de Minas e Energia informou que o Sistema Nacional de Energia foi restabelecido às 14h30 e que faltam alguns ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades.
A pasta ainda informou que o ministro Alexandre Silveira irá conceder uma entrevista coletiva, junto com as entidades vinculadas, para detalhar o trabalho realizado pelo Ministério de Minas e Energia no restabelecimento dos serviços.
O Brasil registrou na manhã desta terça-feira (15) um apagão em pelo menos 25 estados e no Distrito Federal. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, afetando também a região Sul e Sudeste.
De norte a sul do Brasil, todas as regiões do país foram afetadas pelo apagão que aconteceu nesta terça-feira, Pelo menos 25 estados mais o Distrito Federal foram afetados.
Mais cedo, em publicação nas redes sociais, o ministro de MInas e Energia informou que, desde que soube da interrupção de abastecimento de energia no país, determinou o rápido restabelecimento dos serviços, “assim como a devida apuração” das causas que levaram à queda de energia.
Transtornos
Em São Paulo, a falta de energia afetou o funcionamento dos transportes. Na estação Vila Sônia do Metrô, as escadas rolantes foram desligadas e grandes filas se formaram nas catracas. A ViaMobilidade Confirmou que a falha no sistema foi por causa do sistema de energia elétrica.
Os pousos e decolagens ocorrem normalmente na manhã desta terça-feira nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e não foram afetadas pelo apagão.
Em Salvador, as composições do Metrô ficaram paradas. Em Brasília algumas regiões ficaram sem energia. No Piauí, a Equatorial Distribuição Piauí informou que o motivo ainda está sendo apurado, mas que há registro de suspensão do fornecimento em cidades de todo o país.
O Porto de Santos chegou a ser afetado, mas a energia foi reestabelecida e área de operações informou que não há intercorrências. O Porto segue operando normalmente.
Band