Um míssil russo atingiu um shopping na cidade de Kremenchuk, no centro da Ucrânia, nesta segunda-feira. Segundo o presidente Volodymyr Zelensky, havia mais de mil pessoas dentro do edifício na hora do ataque, e é “impossível de imaginar” o número de vítimas.
De acordo com o Gabinete presidencial, há ao menos duas pessoas mortas e mais de 20 feridos após o ataque aéreo. Em uma mensagem compartilhada em seu Telegram, o mandatário ucraniano disse que o prédio “não representava nenhum risco para o Exército russo. Nenhum valor estratégico. Apenas a tentativa do povo viver uma vida normal”.
“Os ocupantes dispararam um míssil contra um shopping onde havia mais de mil civis. O shopping está em chamas e as equipes de resgate combatem o fogo. O número de vítimas é impossível de imaginar”, disse o governador regional Dmytro Lunin, também pelo Telegram.
Segundo o governador regional Dmytro Lunin, trata-se de um “crime de guerra” e um “crime contra a Humanidade”, bem como um “ato de terror (…) cínico contra a população civil”. Já Vitali Maletsky, prefeito da cidade que tinha 220 mil habitantes antes do conflito eclodir no dia 24 de fevereiro, afirmou que o míssil “atingiu um local muito movimentado sem qualquer relação com as hostilidades”.
“Há mortos e feridos. Mais detalhes chegarão”, disse Maletsky, no Facebook.
O Globo