Membros do Movimento de Luta nos Bairros (MLB) realizaram um protesto na manhã de hoje em frente à Câmara Municipal de Natal, em oposição à Comissão Especial de Inquérito (CEI) que foi instaurada no Legislativo municipal para investigar as ações deste e de outros movimentos relacionados à ocupação de propriedades privadas.
O vereador Matheus Faustino (União), propositor e relator da CEI, tentou dialogar com os manifestantes, mas não obteve êxito. Eles se manifestam contra a aplicação da lei e, por meio de uma nota publicada nas redes sociais, classificam a comissão como “fascista”. “Com exceção do vereador Daniel Valença (PT), que tem defendido o povo pobre, os vereadores mostraram todo seu fascismo chamando as famílias que lutam por uma vida digna de criminosos”, afirma o comunicado.
Faustino, por sua vez, alegou que o MLB tem incitado invasões de propriedades e que estaria utilizando a causa social como justificativa para práticas que podem ser caracterizadas como ilegais. A primeira reunião da CEI na Câmara ocorreu na quarta-feira (3).
Matheus declarou que o objetivo inicial da investigação é identificar possíveis indícios de financiamento por parte de gabinetes ou agentes públicos ligados à esquerda, mencionando nomes como a governadora Fátima Bezerra, a deputada Natália Bonavides e vereadores da Câmara Municipal.