Perguntado sobre o risco de outra pandemia, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou à CNN que “monkeypox e Covid-19 são doenças diferentes” e que vai ampliar os alertas à população para prevenir novos casos. Fontes da pasta ouvidas pela CNN afirmam que o governo não vê risco de nova pandemia.
Neste sábado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou a Varíola dos macacos ou monkeypox (nome do vírus causador da doença) como emergência em saúde, este é um alerta anterior ao de pandemia.
Segundo o Ministério da Saúde, são 696 infectados no Brasil com a varíola dos macacos. 506 foram registrados no estado de São Paulo.
À CNN, o ministro Marcelo Queiroga afirmou: “O problema maior é na Europa. No Brasil, a maior parte dos casos são em São Paulo. No momento, vamos continuar monitorando o cenário epidemiológico e ampliando o alerta à população”, disse.
Mais cedo, o Ministério da Saúde divulgou que está em tratativas com a OMS para a compra de vacinas. Queiroga disse que a área técnica cuida do assunto e está em negociação por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Apesar do nome, a varíola do macaco não é transmitida pelos macacos, mas pelo contato entre humanos.
CNN