Morreu, aos 88 anos, Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, na manhã desta segunda-feira (21). O primeiro pontífice latino-americano faleceu às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local. O Santo Padre ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
O comunicado oficial foi compartilhado pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, afirma o comunicado oficial.
Conforme tradição, o funeral de Francisco será iniciado na Basílica de São Pedro, na sequência o corpo do papa ficará exposto para visitação e oração dos fiéis. O funeral termina com a missa de corpo presente, na Praça de São Pedro.
O papa Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, fugindo da tradição de um enterro em São Pedro, onde está o corpo de 91 pontífices.
Neste domingo (21), o Santo Padre fez uma breve aparição na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano, para a tradicional bênção de domingo. Ele falou diante de milhares de fiéis, e condenou o aumento do antissemitismo pelo mundo e disse que não há paz sem liberdade religiosa.
Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina. O papa Francisco foi marcado por ser o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia de seu antecessor.
Francisco assumiu o cargo em 13 de março de 2013 e foi o papa de número 266.
Fonte: Band Jornalismo.