Após uma audiência de conciliação realizada nesta quarta-feira (4), motoristas e empresários do transporte público de Natal chegaram a um acordo que põe fim à greve iniciada no início da semana. A paralisação, que havia afetado 100% da frota, será encerrada, e os ônibus voltarão a circular normalmente já a partir desta quinta-feira (5). A reunião foi conduzida pela desembargadora federal do Trabalho, Isaura Maria Barbalho Simonetti, no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN). O encontro foi convocado após o descumprimento de decisões judiciais anteriores, como a exigência de manutenção de 70% da frota em operação durante o movimento grevista. De acordo com o Sindicato dos Rodoviários do Rio Grande do Norte, uma assembleia está marcada para as 19h desta quarta-feira, com o objetivo de comunicar oficialmente aos trabalhadores os termos do acordo firmado durante a mediação.
O coordenador jurídico do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn), Augusto Maranhão Valle, destacou a importância do papel da Justiça na construção do acordo. “Amanhecemos com essa greve radical, 100% dos ônibus parados, e o TRT rapidamente nos convocou para uma audiência de mediação, onde promoveu a escuta ativa das partes e, diante do nosso impasse, apresentou uma proposta conciliatória que, digamos assim, é fruto de uma construção da experiência da magistrada, de acomodar os interesses da classe patronal e da classe dos empregados em prol do bem comum da coletividade”, afirmou.
Com o retorno da circulação dos veículos, a expectativa é de que o sistema de transporte urbano da capital potiguar volte à normalidade, garantindo o deslocamento da população.