A rede social de Elon Musk, o X (antigo Twitter) conseguiu contornar o bloqueio imposto no Brasil pelo ministro Alexandre de Moraes no último dia 30 de agosto. Na manhã desta quarta-feira (18), começaram a aparecer os primeiros relatos de internautas que, através da própria rede X, informaram que o acesso havia sido restabelecido.
Logo depois, a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) confirmou que a plataforma foi atualizada durante a madrugada, permitindo que usuários brasileiros acessassem o serviço por meio de uma modificação técnica.“A atualização do aplicativo X ocorreu durante a noite, o que gerou uma mudança relevante em sua infraestrutura”, afirmou a Abrint em comunicado.
Anteriormente, o antigo Twitter utilizava endereços de IP fixos, que eram facilmente rastreados e bloqueados pelos provedores de internet. A estratégia adotada pela rede X foi passar a utilizar IPs dinâmicos, fornecidos pela plataforma Cloudflare, que também presta serviços a bancos e outras empresas digitais no Brasil.
Se os provedores bloquearem os IPs da Cloudflare, acabariam prejudicando muitos outros serviços legítimos e essenciais no país. Ainda não há previsão para um novo bloqueio da rede X no Brasil. A associação informou que “permanece em contato com a Anatel e aguarda as análises técnicas que estão sendo realizadas”.