O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio do setor de Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental – SPEA, está desenvolvendo ações com foco no fortalecimento da educação ambiental com a proposta da formação de Coletivos Educadores nos municípios do Rio Grande do Norte. A primeira reunião ocorreu com parte das cidades da Região do Seridó, nesta quinta-feira (04), de forma virtual.
A subcoordenadora da SPEA, Iracy Wanderley, debateu a proposta com os gestores ambientais dos municípios de Jardim de Piranhas, Ipueira e São José do Seridó. Também participaram do encontro a pedagoga da Spea, Denise Accioly, e o gestor da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, Ramiro Camacho.
A formação do Coletivo Educador será assessorada pelo Idema/SPEA, em cooperação com os municípios e tem o objetivo de estimular a criação de espaços como ambientes educadores, “Para formar cidadãos na construção cotidiana da sustentabilidade e sua participação na gestão pública”, afirma a subcoordenadora Iracy Wanderley.
O projeto também visa estimular e apoiar em cada município a organização das intuições locais e a realização de parcerias para a construção de ações educativas que conduzam ao desenvolvimento sustentável.
“Essa agenda de articulação acontecerá com todos os municípios do Estado”, reitera a gestora da SPEA. O Idema é responsável promover a política ambiental do Rio Grande do Norte e destaca a importância da educação ambiental que proporciona melhorias na qualidade da saúde comunitária, limpeza pública, manejo de resíduos, preservação de recursos hídricos e saneamento, economizando recursos financeiros que poderão ser investidos no desenvolvimento de outros projetos.