Nos últimos 14 meses, mais de 1,5 mil animais silvestres foram removidos da área que será alagada pelo Complexo de Oiticica, no Seridó do Rio Grande do Norte. A ação de resgate é conduzida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Consórcio QS Oiticica.
Conforme a Semarh, entre setembro de 2023 e o momento atual, mais de 1.500 animais, incluindo cobras, lagartos, tatus e anfíbios, foram salvos da região que será afetada pela construção da barragem.
Uma equipe composta por cinco biólogos realiza o resgate diário dos animais, além de monitorar as áreas de atuação das máquinas, que abrangem cerca de 8 mil hectares. Os animais resgatados são realocados em 78 pontos dentro da zona de proteção da bacia.
“Entre outros procedimentos, verificamos o estado físico dos animais e se necessitam de cuidados médicos. Em alguns casos, encaminhamos para uma clínica veterinária, onde são avaliados por meio de atendimento especializado”, explicou Karolynne de Freitas Martins e Silva, coordenadora da equipe. As ações de resgate continuam enquanto as atividades de construção estiverem em andamento na bacia de Oiticica.
Ainda segundo a bióloga, a preservação da fauna local é essencial para manter o equilíbrio ecológico. O maior benefício dessa ação é o estímulo à biodiversidade, que é vital para a estabilidade dos habitats e para a adaptação às mudanças climáticas.
“Ao garantir que os animais sejam salvos e realocados adequadamente, estamos não apenas protegendo a vida silvestre, mas também investindo em um futuro sustentável para o nosso ecossistema, alinhado com as diretrizes do Governo do Estado e com os esforços para garantir um meio ambiente saudável para as futuras gerações”, destacou Karolynne.
A equipe de resgate também conta com os biólogos Lucas Paulyno da Costa, Luciene Fernandes Campos, Marcell Platini de Azevedo Vilar e Viviane Almeida de Santana.
OBRAS NA BARRAGEM
O Governo do Estado está concluindo a construção da barragem Oiticica, no município de Jucurutu, parte do Complexo Hidrossocial Oiticica. Os trabalhadores estão no estágio final da obra, finalizando o último metro da estrutura até alcançar a cota máxima. A barragem está com 99,81% de execução.
A Semarh, responsável pelas obras do Complexo, reafirma que a barragem será finalizada em dezembro deste ano, restando apenas a conclusão de algumas infraestruturas, que serão entregues em 2025.