Após o sucesso do Arraiá da Inclusão, as famílias atípicas de Natal terão outro evento aberto a todos que defendem uma sociedade inclusiva. Diante da necessidade de eventos destinados às pessoas com deficiência, especialmente às invisíveis, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura do Natal, Band RN, Mandato Cidadão, do vereador Dickson Júnior, e a Associação Brasileira de Apoio à Pessoa com Deficiência (Abaped) realizarão o “Natal da Inclusão”, dentro do “Natal em Natal”, nesta sexta-feira, dia 15 de dezembro, das 16h às 20h, no Bosque das Mangueiras, em Lagoa Nova.
Segundo explica o secretário de Cultura de Natal, o presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Secult/Funcarte), Dácio Galvão, o evento contará com casinha de papai noel, decoração natalina, apresentações musicais respeitando os limites sonoros, coral de crianças autistas, praça de alimentação, artesanatos, além de atividades gratuitas do Radical Inclusão (com rapel, escalada e falsa baiana), sala de estabilização para regulações em possíveis crises e brinquedos infláveis.
Além disso, a Prefeitura estará presente ainda distribuindo mudas, através do “Planta Natal”, fazendo carteira da Pessoa com Deficiência (PcD), pela Secretaria de Esporte e Lazer, e cartão de estacionamento para pessoas idosas e com deficiência, pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).
“Esse público busca visibilidade e, neste projeto, contribuímos na luta por direitos iguais para todos, com oferta de lazer e entretenimento, formatados para incluir crianças, adolescentes e jovens com deficiências diversas. Ficamos felizes que a Band RN realizará um evento deles no Bosque no final de semana todo e abraçou nossa ação somando com várias iniciativas”, explica o vereador Dickson Júnior, que é pai de criança autista e vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, da Câmara Municipal de Natal.
O 1º Natal da Inclusão também oportunizará a obtenção de renda extra a famílias atípicas, já que vários pais e/ou mães abrem mão de carreiras que exigem trabalhos presenciais pela necessidade de acompanhar tratamentos de familiares com deficiências. Serão disponibilizadas tendas gratuitamente (através de inscrição prévia junto à organização) para que possam comercializar produtos e serviços neste dia de conscientização.
“Nossa meta é fazer mais uma grande celebração que reforce nos natalenses o respeito e empatia às pessoas com deficiência, confirmando que esse público merece entretenimento de qualidade igual a pessoas neurotípicas. Mesmo buscando atender as necessidades PcD, é um evento aberto ao público em geral, provando que é possível ricas trocas de experiências entre as pessoas, com respeito aos limites sensoriais e físicos de cada indivíduo”, enfatiza Hemerson Macedo, da Abaped.