A capital potiguar será a primeira cidade do Nordeste a receber a exposição “Mundo Zira”, uma mostra imersiva que une arte, literatura e tecnologia para homenagear o legado de Ziraldo (1932–2024). A abertura acontece no dia 6 de novembro, no Complexo Cultural Rampa, em Santos Reis, com entrada gratuita mediante retirada antecipada de ingressos pelo Sympla.
Com curadoria de Adriana Lins e Daniela Thomas, sobrinha e filha do artista, respectivamente, a exposição convida o público a mergulhar no universo criativo do autor de clássicos como O Menino Maluquinho, A Turma do Pererê e Flicts. O projeto celebra as mais de duas centenas de livros, 25 mil desenhos e dezenas de personagens e mundos que compõem o vasto acervo do multiartista mineiro.


“A obra dele, em sua essência, já sugere um compartilhamento com o mundo. Ele sempre tinha algo mais a falar depois que as histórias terminavam, ousando, provocando e fazendo com que as pessoas pensassem. Desta maneira, podemos dizer que a obra dele é, por si só, interativa, justamente por estabelecer esse diálogo com o público”, destaca Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo e curadora artística da mostra.
Após passar por Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, onde reuniu cerca de 400 mil visitantes, “Mundo Zira” chega a Natal com experiências sensoriais e tecnológicas que colocam o público no papel de coautor das criações de Ziraldo.


Entre as atrações, uma projeção baseada no livro Flicts (1969) oferece uma experiência sinestésica, permitindo ao visitante “reger” as cores que dançam nas páginas ao som da música composta por Sérgio Ricardo em 1972. O espaço também apresenta painéis interativos de O Menino Maluquinho (1980) e O Menino Quadradinho (1989), além de atividades sonoras e uma pintura digital que convida à exploração do universo visual do artista. A Turma do Pererê ganha destaque em projeções que celebram a diversidade e a brasilidade presentes em sua obra.
“É um oportunidade única para se conhecer a magnitude desse multiartista, cuja obra dialoga com pessoas de todas as idades trazendo a essência do nosso país com tanto talento e criatividade, e ainda contando com toda essa tecnologia que aproxima o público da obra de forma lúdica e interativa”, comemora Mary Land Brito, secretária de Estado da Cultura.


Idealizada e produzida pela Lumen Produções, “Mundo Zira” conta com patrocínio do Banco do Brasil e da BB Asset, além de apoio do Instituto Ziraldo e parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA). O projeto é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura Rouanet.
“Como a maior gestora de fundos de investimento do país, sabemos que nosso papel vai além da excelência financeira. Para nós, o apoio à cultura é uma forma concreta de contribuir com a sociedade, transformando e melhorando a vida das pessoas”, afirma Gustavo Pacheco, CEO da BB Asset.
Para a governadora Fátima Bezerra, “Mundo Zira celebra a genialidade e a sensibilidade de Ziraldo, um artista que atravessou gerações com sua obra e com sua visão humanista, criativa e profundamente brasileira. Trazer essa mostra para Natal, primeira cidade do Nordeste a recebê-la, é motivo de orgulho e reflete o compromisso do nosso Governo em democratizar o acesso à arte e à cultura, valorizando espaços como o Complexo Cultural Rampa e fortalecendo a economia criativa do nosso estado”.
Exposição “Mundo Zira”
📅 Quando: 6 de novembro de 2025 a 26 de abril de 2026
📍 Local: Complexo Cultural Rampa (R. Cel. Flamínio, 1 – Santos Reis, Natal/RN)
🕘 Horário: terça a domingo, das 9h às 18h
🎟️ Entrada gratuita
Ingressos disponíveis pelo Sympla: sympla.com.br/evento/exposicao-mundo-zira/3169427
A partir do dia 6, também será possível retirar ingressos diretamente na bilheteria da Rampa, conforme a lotação do espaço.





















