Natal será palco da maior competição universitária do país a partir deste domingo (5). Mais de 6 mil atletas, vindos dos 26 estados e do Distrito Federal, vão disputar os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025, que seguem até o dia 18 de outubro e reúnem representantes de 217 instituições de ensino superior em mais de 20 modalidades esportivas.
Esta é a primeira vez desde 1999 que a capital potiguar recebe os JUBs. A cidade também foi sede em 1977 e 1984. A nova edição é resultado de uma parceria entre a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal.
O Governo do Rio Grande do Norte destinou R$ 3 milhões para garantir a estrutura do evento. A expectativa é de que os jogos movimentem cerca de R$ 20 milhões na economia local.
Segundo a organização, estão previstas 48 mil diárias em 18 redes hoteleiras, além de aumento no fluxo de bares, restaurantes, serviços e transporte.
O Rio Grande do Norte terá 212 atletas na competição, maior delegação já registrada pela Federação Norte-rio-grandense do Desporto Universitário (FNDU). Nove instituições representarão o estado: UFRN, Estácio, Uern, Facesa, Unirn, Ufersa, UnP, Uninassau e IFRN.
Uma das principais atletas potiguares é Laura Paiva, do taekwondo. Estudante da UFRN, ela já participou do JUBs em outras edições e acumula títulos nacionais e internacionais, incluindo o ouro no FISU America Games 2024, realizado na Colômbia.
As disputas acontecerão em diferentes praças esportivas de Natal, com apoio de instituições públicas e privadas que cederam seus espaços. A expectativa é de que o evento também fortaleça a imagem da cidade como destino esportivo e turístico.
Com a presença de milhares de atletas, técnicos, dirigentes e familiares, a capital potiguar deve experimentar um dos maiores fluxos esportivos e econômicos dos últimos anos.