Nira, do PP, foi reeleita prefeita de Goianinha. Com 100% das urnas apuradas, a candidato teve 9.115 votos, que representam 50,52% dos votos válidos. A segunda colocada, Tuca de Dison, do PSDB, teve 8.926 votos, que representam 49,48% dos votos válidos.
História
O município de Goianinha, localizado a cerca de 59 km da capital Natal, tem uma história que remonta ao século XVII. Originalmente, a região era habitada pelos índios Janduís e era conhecida como Goacana ou Viajana. Com a chegada de colonizadores, especialmente holandeses, e o estabelecimento de fortificações na ilha de Guaraíras, a população começou a crescer. O nome Goianinha, que significa “Goiana Pequena”, surgiu para distinguir a área de Goiana Grande, em Pernambuco, e foi oficializado em 1832 quando foi elevada à categoria de vila. Em 1928, Goianinha foi reconhecida como cidade.
Eleições 2024
Em 2024, Goianinha contava com xx pessoas aptas a votar, cerca de xx% da população total da cidade (xxx), segundo o Censo demográfico do Brasil de 2022. A cidade é parte da região geográfica imediata de Canguaretama e possui uma população estimada em 20.874 habitantes, conforme dados do IBGE.