De janeiro a julho de 2022, as Centrais do Cidadão do Rio Grande do Norte realizaram 1.115.922 atendimentos, uma média de 159.427 por mês. De acordo com a Coordenadoria de Atendimento ao Servidor e ao Cidadão (Codaci) – responsável pela gestão das Centrais do Cidadão, com esses números, o programa vem recuperando sua taxa de assistência à população após o período crítico de pandemia, que impactou negativamente o saldo de atendimentos. Na primeira metade de 2022 o programa atendeu mais do que todo o ano anterior.
Hoje, o Governo do Estado opera com 28 Centrais do Cidadão, distribuídas em 24 municípios. Recentemente foram inauguradas as unidades de Natal (Zona Sul e Zona Norte), Mossoró (Terminal Rodoviário) e Lajes. A efetivação de novas centrais são esforços que têm como objetivo contribuir para uma expansão da área de cobertura do programa.
“Estamos trabalhando para oportunizar cada vez mais acesso à população aos serviços públicos. Todos esses municípios se situam em regiões estratégicas, o que favorece a instalação das novas Centrais do Cidadão. O intuito é ampliar as possibilidades de atendimento e evitar grandes deslocamentos por parte de cidadãos que residem distante dos grandes polos. Por exemplo, ainda no segundo semestre de 2022 colocaremos em funcionamento da Central do Cidadão de Patu/RN”, assegurou Luis Renato Nogueira, coordenador da Central do Cidadão.
Sobre o programa
O Programa Central do Cidadão disponibiliza uma série de serviços públicos essenciais, localizados em um único lugar que seja de fácil acesso aos cidadãos. Trata-se de uma iniciativa que visa tornar menos burocráticos os serviços da estrutura administrativa habitual dos diversos órgãos da administração pública.
Ao longo do tempo, sua consolidação se tornou possível graças a um conjunto de fatores, dentre eles, a qualidade do atendimento e da prestação de serviços públicos e privados gratuitos e diferenciados à população. Além disso, existe uma excelente cobertura em todas as regiões do Rio Grande do Norte e capacitação de servidores e colaboradores que são comprometidos com o bem estar dos cidadãos e o bom funcionamento dos serviços.