A nova Avenida do Contorno, no Centro de Natal, será aberta para teste operacional de trânsito nesta terça-feira (19). A Prefeitura do Natal anunciou a novidade por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), que realizará uma operação assistida com técnicos e agentes de trânsito para avaliar e ajustar o fluxo de veículos na área.
A reconfiguração da Avenida faz parte do amplo projeto de revitalização do Centro Histórico, que inclui obras na Pedra do Rosário. Com investimentos de aproximadamente R$ 45 milhões, o projeto está dividido em quatro etapas.
Nesta etapa, a Avenida do Contorno passou por mudanças significativas, como a inclusão de uma pista de cooper, ciclovias e áreas de contemplação. O canteiro central foi removido para otimizar o espaço. Além disso, o semáforo no cruzamento do Viaduto do Baldo será substituído por uma rotatória, permitindo maior fluidez ao trânsito e eliminando as longas paradas dos condutores.
Segundo a STTU, essa obra não se limita à mobilidade. “A ideia é transformar a Avenida do Contorno em um espaço de convivência e contemplação, permitindo que os natalenses e visitantes desfrutem da beleza do Rio Potengi e do pôr do sol”, destacou o gestor.
As intervenções na Avenida do Contorno fazem parte do segundo lote de obras, que também inclui as praças Djalma Maranhão e Walfredo Gurgel. O primeiro lote já foi concluído, contemplando as avenidas Câmara Cascudo, Ulisses Caldas e Rio Branco.
As próximas etapas incluem melhorias em vias como a Duque de Caxias, Dr. Barata e Tavares de Lira, além do Largo do Teatro Alberto Maranhão. A obra também prevê a construção de um monumento em homenagem à padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação.
O novo layout da Avenida do Contorno promete melhorar a mobilidade entre bairros como Ribeira, Alecrim e Centro, além de incrementar o turismo local com a valorização da Cidade Baixa. Segundo a Prefeitura, as mudanças estão alinhadas ao programa de revitalização liderado pelo prefeito Álvaro Dias, que busca resgatar a importância histórica e cultural da região.