Uma nova vacina contra a herpes-zóster chegou ao mercado brasileiro no início deste mês. O novo imunizante garante eficácia superior a 90% e proteção de pelo menos 10 anos. A vacina também é a primeira que pode ser aplicava em pacientes imunossuprimidos.
A vacina é indicada para pessoas com mais de 50 anos e pacientes com doenças crônicas ou em tratamento que afetem a imunidade. O esquema completo inclui duas doses que devem ser aplicadas com intervalo mínimo de dois meses. No entanto, casa dose custa R$ 8 mil e só está disponível na rede privada.
Alta nos casos
Uma pesquisa de uma universidade de Minas Gerais alertou para o aumento de casos da doença, que teve uma alta de 35% nos últimos dois anos. Pesquisadores investigam se há alguma relação com casos de covid.
O vírus é o mesmo da catapora. Ele não morre, mas permanece incubado no organismo. Quando o sistema imunológico enfraquece, ele pode ser reativado e se manifestar na pele. Entre os sintomas estão pequenas bolhas, formigamento e dor. A doença pode afetar pessoas ao longo de toda a vida.
Band