A Polícia Federal começou a emitir o novo passaporte brasileiro na terça-feira (3). O novo documento, segundo o Itamaraty, tem o objetivo de aprimorar e modernizar os elementos de segurança do documento de viagem. Os passaportes expedidos antes da mudança seguem válidos, até a data de expiração.
As alterações no passaporte só são expedidas por enquanto no Brasil e o preço não deve ser alterado. Atualmente, a emissão do documento na Polícia Federal custa R$ 257,25. No exterior, o modelo deve ser emitido em embaixadas e consulados a partir de 2024. Haverá um período de transição durante o modelo atual e o novo.
O novo passaporte terá uma capa estilizada com o Brasão da República, além do símbolo da bandeira nacional em relevo seco e linhas, além do nome Mercosul acima. Já nas páginas, o passaporte terá biomas brasileiros entre as páginas e aumento no número de marcas d’água, além de fundos invisíveis fluorescentes, que são expostos apenas em luz UV.
A página de identificação também apresenta uma imagem fantasma do cidadão em preto e branco, além de uma imagem com dados biométricos do portador. Todas as informações são protegidas por uma folha laminada de segurança.
Band