Você já bebeu água hoje? Se a resposta é não, aproveite para encher seu copo ou garrafa agora. A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, e o Band Receitas faz alerta sobre a falta de hidratação adequada: quando você não toma água, o corpo sofre alterações.
A baixa ingestão de água pode levar à desidratação, afeta equilíbrio dos fluidos corporais, a função dos órgãos e sistemas, além de prejudicar o transporte de nutrientes e a eliminação de resíduos. Casos de cansaço e fadiga crônica também podem estar relacionados à desidratação.
A endocrinologista Tassiane Alvarenga, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), e a nutricionista Vanessa Furstenberger, pós-graduada em Emagrecimento e Metabolismo pela UNIGUAÇU, explicam o que acontece com o seu corpo quando você não bebe água.
“A falta de água no corpo pode causar fadiga excessiva, alteração no humor, indisposição, pele e mucosas ressecadas, sonolência, diminuição do metabolismo, constipação, dores articulares, cefaleia, entre outros sintomas”, afirma a nutricionista. Saiba mais abaixo:
O que acontece com o corpo quando você não bebe água?
Curto prazo
- Desidratação;
- Fadiga;
- Tontura;
- Redução do desempenho físico e mental;
- Indisposição;
- Alteração do humor (irritabilidade);
- Cefaleia (dor de cabeça);
- Ressecamento da pele e das mucosas.
Médio prazo
- Constipação;
- Formação de cálculos renais;
- Risco de infecções do trato urinário;
- Problemas de pele.
Longo prazo
- Aumento do risco de doenças renais;
- Redução da função cognitiva;
- Problemas no sistema imunológico;
- Dificuldade na regulação da temperatura corporal;
- Envelhecimento precoce.
Quantos litros de água se deve beber por dia?
Segundo a médica, a quantidade de água que uma pessoa deve beber por dia depende de fatores como idade, peso, nível de atividade física, patologias e condições climáticas.
“Em uma diretriz geral, homens devem consumir de dois a três litros de água por dia para homens. Mulheres devem beber de dois a 2,5 litros. No entanto, esses números são apenas estimativas. É importante ajustar a ingestão com base nas necessidades individuais e, para isso, existe um cálculo: ingerir cerca 35 ml de água por cada quilo. Assim, a quantidade de água ingerida se aproxima mais da necessidade individual”, explica Tassiane Alvarenga.
Lembre-se: busque orientação de um profissional de saúde para personalizar a hidratação de acordo com as necessidades individuais.
Band