A obra de engorda da Praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, avançou para a região do Morro do Careca nesta quarta-feira (22). Após mais de quatro meses de execução, a obra de engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal, chegou à base do Morro do Careca, um dos principais cartões postais da cidade. Com a ampliação da faixa de areia, a expectativa é que o processo de erosão que afeta a duna seja contido, trazendo benefícios ambientais e turísticos para a região. O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, comemorou o avanço dos trabalhos em uma publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (22).
“A obra já tem cumprido o seu papel ambiental de proteger a linha de costa e agora resguarda toda a base do Morro do Careca. Além disso, garante um grande avanço no aspecto socioeconômico e turístico de Natal e do Rio Grande do Norte”, afirmou Mesquita.
A engorda da praia, que começou em 30 de agosto de 2024, foi paralisada poucos dias depois devido a problemas na jazida de areia. A Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) detectou excesso de cascalho no material extraído, o que levou a Prefeitura de Natal a buscar uma nova jazida, localizada a cerca de 10 quilômetros da costa. A intervenção foi retomada em 21 de setembro, após a publicação de um decreto de emergência, e a obra avançou para o Morro do Careca.
Originalmente prevista para ser concluída em dezembro, a obra teve seu prazo adiado, com a nova expectativa de entrega para o próximo domingo (26). A intervenção tem sido fundamental para o aumento da faixa de areia, que agora conta com cerca de 50 metros a mais na maré cheia e até 100 metros na maré baixa, além de ajudar a frear a erosão costeira que vinha prejudicando a região.
O custo total da obra ultrapassa os R$ 100 milhões e está sendo executada por um consórcio formado pelas empresas DTA Engenharia e AJM. A obra ocupa um trecho de 4,3 km da orla de Ponta Negra, começando nas proximidades do Hotel Serhs e se estendendo até o Morro do Careca.