A obra de engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal, que começou recentemente, foi suspensa nesta terça-feira (3), apenas quatro dias após o início. De acordo com a Prefeitura de Natal, a paralisação foi solicitada pela Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) para permitir a conclusão de análises laboratoriais dos sedimentos que estão sendo retirados.
O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Thiago Mesquita, destacou que essa pausa de até sete dias é parte de um processo preparatório necessário ao projeto e não causará atrasos significativos no cronograma geral da obra. “A suspensão faz parte de um processo preparatório inerente ao projeto e não vai provocar retardamentos ao cronograma geral do aterro hidráulico”, afirmou o município em nota.
Entretanto, a DTA Engenharia, empresa responsável pela execução da obra, optou por não se pronunciar neste momento, assegurando apenas que não houve nenhum problema técnico com a draga utilizada no processo.
A obra de engorda, que envolve um investimento de quase 80 milhões de reais, foi marcada por diversas polêmicas e conflitos entre órgãos ambientais, como o Idema e a Semurb. A Prefeitura de Natal reafirma o compromisso de cumprir o prazo estipulado para a conclusão dos trabalhos, que estavam programados para ocorrer quase que ininterruptamente durante três meses.