As obras de engorda da praia de Ponta Negra, em Natal, atingiram 25% de conclusão após um mês de execução. Para marcar essa conquista, o prefeito Álvaro Dias realizou a inauguração da primeira etapa na tarde desta terça-feira (22), abrangendo o trecho da Via Costeira.
O prefeito ressaltou que a primeira fase da obra já atrai a atenção de turistas que estão na cidade neste mês de outubro, evidenciando o compromisso de Natal em resolver os desafios relacionados ao avanço do mar, além de proporcionar um ambiente agradável para moradores e visitantes.
“Essa obra tem recebido destaque nacional, semelhante ao que ocorreu com Balneário Camboriú (SC) e a Praia do Inglês (SC). A Praia de Ponta Negra está recuperando sua beleza e fama, oferecendo tranquilidade e resolvendo o problema do avanço do mar que afetava o muro de contenção dos hotéis e o Morro do Careca, preservando também o meio ambiente local,” afirmou o prefeito, ao mencionar a programação do maior Réveillon já realizado em Natal.
Durante a primeira etapa, foram usados 300 mil metros cúbicos de areia retirados de uma jazida localizada a 10 km da costa. O secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, informou que o foco agora é o Morro do Careca, e que a obra está dentro do cronograma previsto para ser finalizada até o fim deste ano.
“A produção atual gira em torno de 12 a 15 mil metros cúbicos, mantendo-nos no planejamento para concluir até o final do ano, o que é nossa expectativa,” explicou o secretário, destacando a qualidade do andamento dos trabalhos.
Com um investimento inicial estimado em R$ 73 milhões, o projeto de engorda da praia visa ampliar a faixa de areia em até 100 metros durante a maré baixa e 50 metros na maré alta, protegendo a área da erosão. O aterro se estenderá por 4 km, ligando a praia de Ponta Negra à Via Costeira.
O evento contou com a presença de diversos secretários municipais, entre eles Joham Xavier (Gabinete Civil), Thiago Mesquita (Semurb), Carlson Gomes (Seinfra), Shirley Cavalcanti (Sempla), Danielle Mafra (Concessões e PPPs), além de representantes da DTA Engenharia, a empresa responsável pela obra, e do público, que incluiu turistas.