A onda de calor que atinge o Brasil desde a semana passada requer cuidados redobrados para evitar problemas de saúde. Em várias regiões do país, as temperaturas têm chegado perto da casa dos 40º C.
Outro problema é a baixa umidade do ar, que tem ficado entre 20% e 30% em algumas cidades, caracterizando estado de atenção. O período de calor aumenta o risco de ressecamento da pele e desconforto nos olhos, na boca e no nariz.
Além do Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rondônia entraram em estágio de grande perigo por causa do calor.
O alerta do Inmet também vale para parte do Paraná, Espírito Santo, sul do Tocantins, do Pará e do Amazonas.
Operação Altas Temperaturas
10 tendas da operação Altas Temperaturas vão continuar disponíveis pela cidade de São Paulo nos próximos dias, com distribuição de água, sucos, frutas, bonés, além de espaço pet. A ação tem o objetivo de proteger a população dos impactos do calor, que chegou neste domingo aos 37 graus.
A previsão para esta segunda-feira é que os termômetros alcancem a casa dos 38º C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências.
A capital paulista também entrou em estado de atenção para a baixa umidade do ar, com porcentuais mínimos oscilando entre 25% e 30%. A Secretaria Municipal de Saúde orienta procurar uma unidade de atendimento médico caso seja identificado qualquer sinal ou sintoma de desidratação.
Band