A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte (PCRN) e a Polícia Federal deflagraram nas primeiras horas desta sexta-feira (07) a “Operação Self- Exposed”, que visa o combate de crimes de estupro virtual, aliciamento de crianças, compartilhamento de conteúdo pornográfico infantil e induzimento à automutilação. Um mandado de busca e apreensão e um mandado de internação provisória foram cumpridos na Zona Oeste de Natal, e um adolescente, de 14 anos, apontado como administrador de uma rede de aliciamento foi apreendido.
As investigações da “Operação Self- Exposed” começaram em maio deste ano pela Delegacia Especializada na Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Natal, após adolescentes, residentes em Natal e Parnamirim, terem sido vítimas de atos virtuais de extrema violência. Segundo as investigações, os aliciadores, através de plataformas e redes sociais que oferecem serviços de mensagem de texto, voz e chamadas de vídeo, chantageavam as vítimas e as obrigavam a se tornarem escravas sexuais, sendo compelidas a enviar fotos íntimas e promover automutilação pelo corpo.
Até o momento, algumas vítimas já foram identificadas no estado do Rio Grande do Norte, mas as investigações seguem em curso para identificar mais de 40 (quarenta) vítimas. O adolescente apreendido confessou as condutas.
A operação foi realizada pela Polícia Civil, pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) da Superintendência da Polícia Federal do Estado do Rio Grande do Norte e pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP).
O nome da operação “Self-Exposed” faz alusão ao fato de que os criminosos, que costumam expor as vítimas em redes clandestinas.