Na manhã desta terça-feira (29), banhistas encontraram a ossada de uma baleia-cachalote na praia de Sibaúma, na região de Pipa, em Tibau do Sul, litoral Sul do Rio Grande do Norte. A descoberta chamou a atenção da população local, levando o Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) a ser acionado.
O Cemam confirmou o envio de uma equipe ao local para investigar as possíveis causas da morte do animal. Segundo a organização, o espécime encontrado é da espécie conhecida como baleia-cachalote, que, apesar do porte e do nome popular, é classificado cientificamente como um golfinho, devido à presença de dentes.
A espécie ocorre em áreas oceânicas do RN, e registros de encalhes de indivíduos debilitados na costa já foram feitos anteriormente. Segundo os pesquisadores, ocorrências como essa são valiosas para pesquisas sobre migração, comportamento e impactos de atividades humanas sobre os cetáceos.
Para a remoção da carcaça, os pesquisadores solicitaram o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Tibau do Sul, que disponibilizará uma retroescavadeira. Durante a manhã, uma das preocupações era a subida da maré, que poderia dificultar o trabalho de remoção do esqueleto da baleia.
Fonte: Tibau Notícias Pipa