Uma jovem de 19 anos sofreu uma parada cardíaca após receber uma medicação inadequada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Potengi, localizada no bairro Potengi, na zona Norte de Natal. A ocorrência foi registrada na tarde da última quarta-feira (17). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a paciente foi estabilizada e permanece sob cuidados intensivos.
Em nota oficial, a SMS informou que adotou providências imediatas após o ocorrido, incluindo o afastamento dos profissionais diretamente envolvidos no manejo do medicamento e a abertura de uma sindicância para apurar as circunstâncias do caso. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre a origem do erro.
“De todo modo, a Secretaria adotou medidas imediatas com o afastamento dos profissionais diretamente envolvidos no manejo da medicação e determinou a instauração de sindicância para análise dos fatos e apuração de eventuais responsabilidades”, informou a pasta.
A Secretaria também comunicou que irá acionar órgãos de controle e de vigilância sanitária para acompanhar e fiscalizar os procedimentos adotados na unidade de saúde, em colaboração com a SMS. Segundo o órgão, a principal preocupação neste momento é garantir a recuperação da paciente.
No comunicado, a SMS destacou ainda que segue monitorando o estado de saúde da jovem e oferecendo apoio integral aos familiares. “A SMS-Natal reafirma o compromisso com a transparência, qualidade da assistência prestada em todas as Unidades e reforça que vem acompanhando a paciente e apoiando integralmente sua família”, finalizou.




















