O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21). Conforme divulgou o Vaticano em um comunicado oficial nesta tarde, a causa da morte foi Acidente Vascular Cerebral (AVC) e subsequente insuficiência cardíaca. Ele sofria com um problema crônico de pulmão.
A internação mais recente foi causada por uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias, que é uma evolução da bronquite da qual ele tentava se recuperar. No dia 18 de fevereiro, foi diagnosticada uma pneumomia bilateral.
Francisco ficou internado por 38 dias com um quadro de bronquite – ele teve alta no dia 23 de março. Nos dias seguintes, o papa começou a ter dificuldade para discursar durante audiências religiosas.
Veja o certificado de óbito na íntegra:
Certifico que Sua Santidade Francisco (Jorge Mario Bergoglio), nascido em Buenos Aires (Argentina) em 17 de dezembro de 1936, residente na Cidade do Vaticano, cidadão do Vaticano, faleceu às 7h35 do dia 21/04/2025 em seu apartamento na Domus Santa Marta (Cidade do Vaticano) devido a:
– AVC CEREBRAL – COMA – COLAPSO CARDIOCIRCULATÓRIO IRREVERSÍVEL –
Em um sujeito afetado por: – Episódio anterior de insuficiência respiratória aguda em pneumonia multimicrobiana bilateral – Bronquiectasia múltipla – Hipertensão arterial – Diabetes tipo II. A morte foi determinada por registro eletrocardiotanatográfico. Declaro que as causas da morte, segundo meu conhecimento e consciência, são as indicadas acima.
Morte do papa
O Santo Padre ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos e o comunicado oficial foi compartilhado pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, afirma o comunicado oficial.
Conforme tradição, o funeral de Francisco será iniciado na Basílica de São Pedro, na sequência o corpo do papa ficará exposto para visitação e oração dos fiéis. O funeral termina com a missa de corpo presente, na Praça de São Pedro.
O papa Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, fugindo da tradição de um enterro em São Pedro, onde está o corpo de 91 pontífices.