Uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto Semeia, divulgada nesta segunda-feira (17), apresenta um panorama detalhado sobre a visitação nos parques de preservação do Brasil. De acordo com o estudo, em 2023, os parques nacionais receberam 11,8 milhões de visitantes, sendo que as áreas de preservação, por sua vez, contabilizaram 4,1 milhões de visitas.
O levantamento também atualiza a lista dos 10 parques mais visitados do país, com destaque para o Parque das Dunas, que ocupa a nona posição entre os mais procurados. Além dele, os outros parques mais visitados são: Tijuca (RJ), Iguaçu (PR), Jericoacoara (CE), Bocaina (RJ, SP), Fernando de Noronha (PE), Cocó (CE), Jaraguá (SP), Utinga (PA), e Lençóis Maranhenses (MA). Destes, quatro são estaduais: Cocó, Jaraguá, Utinga e Dunas.
Entre os parques estaduais, São Paulo e Ceará lideram o fluxo de visitantes, com 1,1 milhão e 636 mil, respectivamente. O bioma mais frequentado foi a Mata Atlântica, com 10,4 milhões de visitas, seguido pela Caatinga, que recebeu 2,5 milhões de pessoas.
Em entrevista, Mary Sorage, gestora do Parque das Dunas, comemorou os resultados. “Ficamos muito felizes em ver o Parque das Dunas entre os parques estaduais mais visitados do Brasil. Esse dado reforça a relevância da nossa Unidade de Conservação, não só para o lazer e o turismo sustentável, mas também para a educação ambiental e a qualidade de vida da população”, afirmou.
No total, a pesquisa analisou 308 parques naturais, sendo que 54% adotaram algum tipo de controle de entrada, seja por métodos diretos ou estimativas. Contudo, 44% não possuíam registros de contagem ou estavam fechados, e 7 unidades não forneceram dados.
Parque das Dunas: preservação e lazer para a comunidade
Fundado em 1977, o Parque das Dunas é a primeira área de preservação do Rio Grande do Norte e um importante patrimônio para os potiguares. O parque tem como missão garantir a conservação dos ecossistemas naturais da região, proteger os recursos genéticos e proporcionar espaço para pesquisas científicas. Além disso, busca preservar sítios históricos, arqueológicos e geomorfológicos, e oferece aos visitantes a possibilidade de praticar ecoturismo e participar de atividades educativas. O Parque das Dunas está aberto à visitação de terça a domingo, das 7h30 às 17h, fechando às segundas-feiras para manutenção.