Fernando de Souza Marinho, servidor público da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Sesed), no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), tem se destacado por sua produção científica.
Em junho, durante o “III Seven International Multidisciplinary Congress”, Fernando apresentou dois artigos científicos que se destacaram entre os dez melhores e ganharam projeção internacional. Um deles, intitulado “Direito Ambiental e Desenvolvimento Econômico Local: Projeto DEL como Ferramenta de Gestão da Sustentabilidade”, aprofunda-se em questões cruciais de sustentabilidade.
No “III Congresso Internacional de Psicologia Forense e Direito Penal”, realizado em setembro, apresentou mais dois artigos científicos de relevância. O primeiro, “A Prosopografia na Identificação Forense: Estudo de Caso de uma Senhora Desaparecida”, destaca a aplicação prática da forense na resolução de casos complexos. O segundo artigo, “Medicina Legal e a Perícia Forense: Impactos e Desafios com a Lei Geral de Proteção de Dados”, analisa a interseção da medicina legal com a lei de proteção de dados.
Neste mês de outubro, apresentou dois artigos científicos aprovados para o “16º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp/RN)”. O primeiro abordou “Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida no Instituto de Medicina Legal de Natal RN: Análise das Normas de Segurança no Ambiente do Necrotério”. O segundo, “Turismo Sustentável Aliado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Estratégias para o Estado do Rio Grande do Norte”, que explora formas de impulsionar o turismo sustentável na região.
Além disso, em outubro, o mesmo participará do “2° Workshop da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce)”, onde apresentará dois artigos: “Estimativa da Maior Idade Penal Garantindo Direitos do Apenado: Contribuições da Perícia Forense” e “Reconstrução Facial Manual na Antropologia Forense: Uma Ferramenta para a Identificação Humana”.
No final deste ano, Fernando participa ainda, nos meses de novembro e dezembro, como palestrante nos eventos científicos na JUORN, CONEP e Congresso de Direito Penal da OAB, além de Instrutor chefe de disciplina no curso de formação da Polícia Civil.