A Polícia Federal autuou sete empresas de segurança privada clandestinas no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (9), durante a Operação Segurança Legal IX, ação nacional que fiscalizou 565 estabelecimentos em todos os estados do país.
No RN, sete empresas foram fiscalizadas em Natal, resultando em seis autos de encerramento, enquanto em Mossoró, uma empresa recebeu auto de encerramento. Apenas uma das empresas inspecionadas não foi autuada.
A PF explica que a operação ocorre anualmente desde 2017 e tem o objetivo de coibir a atuação ilegal no setor, garantindo que apenas empresas autorizadas possam prestar serviços de segurança privada. Segundo a corporação, a contratação de empresas clandestinas representa grave risco à segurança pública, pois os profissionais não passam pelo controle da Polícia Federal, responsável por verificar antecedentes criminais, formação profissional e aptidão física e psicológica dos vigilantes.
Ainda de acordo com a PF, as empresas irregulares não cumprem os requisitos legais mínimos para funcionamento e fiscalização. No Brasil, apenas empresas de segurança privada autorizadas pela Polícia Federal podem atuar legalmente e contratar vigilantes.