A Polícia Federal no Rio Grande do Norte promoveu duas ações educativas alusivas à Semana Nacional de Políticas sobre Drogas para estudantes da Escola Estadual Edgar Barbosa, em Natal, entre os dias 26 e 30 de junho.
Na primeira ação, foi realizada uma roda de conversa na referida escola, em que os alunos puderam tirar dúvidas sobre os tipos e os malefícios causados pelas drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.
Já na segunda atividade promovida pela PF, os estudantes visitaram a sede da Polícia Federal e puderam debater conhecimentos com várias atividades práticas desenvolvidas no dia a dia da instituição.
Na ocasião, foram montadas estações em que os alunos conheceram parte do trabalho da perícia criminal, como visualizar os elementos de segurança das cédulas de real a partir de um exame microscópico. Durante a atividade, também foram simulados vestígios em local de crime, oportunidade em que os alunos puderam manipular materiais do laboratório de química e receberam instruções sobre a importância do isolamento desses locais, bem como a necessidade de sinalizá-lo corretamente, preservando-o, para que a perícia possa determinar a dinâmica ocorrida no local e identificar eventual autoria.
Além disso, os estudantes receberam informações dos papiloscopistas de Polícia Federal, e puderam exercitar a revelação de impressões digitais em papel.
Por fim, uma outra atividade que despertou grande atenção e curiosidade dos alunos foi a apresentação do cão detector de drogas, que a partir de um exercício simulado encontrou substâncias entorpecentes camufladas.
A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas foi instituída formalmente por meio da Lei nº 11.343/2006, que estabeleceu, dentre outras ações, a oportunidade de chamar a atenção do debate público para as questões relacionadas às políticas sobre substâncias entorpecentes.