A Procuradoria Geral de Justiça do Rio Grande do Norte reuniu as forças de segurança que atuam no Estado para discutir o esquema de segurança planejado para o fim de semana de eleições.
O encontro, realizado nesta quarta-feira (28), na sede da PGJ, serviu para que a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) apresentasse como irá atuar durante o pleito para garantir ações preventivas e de enfrentamento a atos de violência político-partidária através de ferramentas de inteligência para assegurar a liberdade de expressão e de imprensa, a estabilidade social e a normalidade democrática e constitucional.
Na reunião, o MPRN assinou acordo de cooperação com o Tribunal de Justiça (TJRN), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ministério Público Federal (MPF), Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesed), com Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil para garantir um ambiente pacífico e assegurar a normalidade nas eleições deste ano. O acordo também visa garantir que membros e servidores do Ministério Público envolvidos no processo eleitoral possam trabalhar em segurança.
“Esse acordo foi assinado por todas as instituições que estarão trabalhando no próximo final de semana no nosso Estado para que seja assegurado um ambiente pacífico para toda a sociedade potiguar. Além disso, ele visa garantir que os membros e os servidores do Ministério Público do Rio Grande do Norte que irão trabalhar durante todo o processo eleitoral possam executar suas missões com segurança e em paz.”, falou a procuradora geral de Justiça, Elaine Cardoso.
Na reunião desta quarta, também estiveram presentes o procurador geral de Justiça adjunto, Glaucio Garcia; o coordenador do GSI, Augusto Lima; e o coordenador do Caop Criminal, Vinícius Lins.
“O MPRN irá atuar de maneira articulada com as forças de segurança que atuam no Estado. De forma planejada, o nosso Gabinete de Segurança Institucional mantém contato direto com as polícias para garantir que nossos integrantes possam trabalhar com tranquilidade antes, durante e após o pleito do próximo fim de semana”, complementou Elaine Cardoso.