O Banco Central anunciou que a nova modalidade “Pix Automático” deve ser lançada em abril de 2024. O desenvolvimento do produto é pautado em três pilares: segurança; praticidade para usuários (pagadores e recebedores); e flexibilidade, de forma a permitir seu uso em múltiplos modelos de negócios, sejam digitais ou por estabelecimentos físicos.
Segundo a nota, o Pix Automático vai viabilizar pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário pagador. Empresas de qualquer segmento do mercado e de qualquer porte que necessitem de pagamentos periódicos poderão utilizar o novo produto, como serviços públicos, firmas de seguros, operações de créditos, escolas, academias, streamings, entre outros.
“Assim como os Pix tradicionais, o Pix Automático será gratuito para o pagador e poderá ser tarifado no recebimento pelas empresas. O usuário pagador terá à sua disposição uma série de funcionalidades para gerir os pagamentos recorrentes como, por exemplo, estabelecer um limite máximo do valor da parcela a ser debitada, podendo cancelar a qualquer momento a autorização”, informou o Banco Central.
Pelo cronograma, o Banco Central espera:
- Publicação das regras para o Pix Automático até setembro deste ano;
- Realizar o desenvolvimento dos sistemas entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024;
- Realizar testes em março de 2024;
- Lançamento da modalidade em abril de 2024.
Band