Na manhã deste domingo (6), após intensa negociação, a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), efetuou a prisão de um homem que mantinha a ex-mulher e seus dois filhos como reféns em cárcere privado, desde às 20h do sábado (5), na cidade de Macaíba/RN. As viaturas da área de Macaíba foram acionadas e tiveram o apoio do BOPE desde o início.
Com a chegada da Unidade Especializada, foi estabelecido o Gabinete de Gerenciamento de Crises e iniciado o protocolo para o caso. No primeiro contato, houve a tentativa de negociação com o acusado para que ele se entregasse e libertasse a família, o que não foi atendido, estendendo a negociação até às 11h da manhã deste domingo, quando pedidos de socorro começaram a ser ouvidos no interior da residência, o que motivou a entrada do time tático, culminando com o resgate da mulher e das crianças e prisão do causador da crise. Na ação, não houve feridos.
O acusado responde na Justiça por outros crimes de violência doméstica, inclusive, por tentativa de homicídio contra sua ex-esposa. Durante o cárcere, o acusado, que se encontrava com a tornozeleira eletrônica, rompeu o equipamento desde às 22h do sábado (5).
Embora exista uma medida protetiva em favor da vítima, a mulher não havia sido inserida pela Justiça no acompanhamento da Patrulha Maria da Penha. Entretanto, desde o início da operação para liberar os reféns, uma viatura da Patrulha Maria da Penha esteve no local, acompanhando o desenrolar da ocorrência e prestou todo o apoio à mulher e às crianças, após a liberação.
As vítimas foram socorridas em uma ambulância de resgate do Corpo de Bombeiros Militar e o homem foi conduzido à UPA para tratar uma queimadura ocasionada por água quente que acabou atingindo o acusado no momento que se iniciou a discussão entre ele a sua ex-mulher no interior da casa, antes da entrada do time tático. Após o tratamento, o acusado será conduzido à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais cabíveis.
O Comandante da Policia Militar, coronel Alarico Azevedo, acompanhou toda a ação e exaltou a qualidade técnico/profissional dos policiais envolvidos, o que culminou com o desfecho positivo da ocorrência.