Uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte resultou na desarticulação de um grupo criminoso envolvido em estelionatos que causaram prejuízos superiores a R$ 150 mil a empresas da Grande Natal. A ação, batizada de “Operação Êxodo”, foi deflagrada na manhã desta terça-feira (26) e cumpriu três mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão nos bairros Alecrim, Pajuçara e Potengi, em Natal, além do Parque das Árvores, em Parnamirim.
Segundo a Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Natal (DEFD/Natal), responsável pelas investigações, os alvos incluem uma mulher de 27 anos e dois homens de 25 anos. Um quarto suspeito, de 29 anos, não foi localizado e é considerado foragido.
A investigação teve início em junho de 2024, após a prisão em flagrante de um dos integrantes durante uma tentativa de golpe em uma empresa de energia solar localizada no bairro de Lagoa Nova. A partir daí, os agentes identificaram um esquema organizado de clonagem de cartões de crédito, que eram utilizados para compras fraudulentas. Após a retirada dos produtos, os criminosos solicitavam estornos junto às operadoras de cartão, deixando os prejuízos para os comerciantes.
O inquérito aponta que o grupo agia de forma estruturada, com divisão clara de funções: o líder era responsável pela produção de documentos falsos e pelo recrutamento de comparsas; sua companheira utilizava identidades falsas para autorizar compras; enquanto os demais membros faziam contatos com as empresas e retiravam os produtos adquiridos de forma fraudulenta.
Além do envolvimento com os crimes investigados, os suspeitos já possuíam passagens pela polícia por delitos como roubo, tráfico de drogas, porte ilegal de arma e apropriação indébita. Agora, responderão por organização criminosa, estelionato, falsificação de documentos públicos e particulares, falsidade ideológica e uso de identidade falsa.
O nome “Operação Êxodo” faz alusão à mudança de perfil da atuação do grupo, que teria deixado de cometer crimes violentos para se especializar em fraudes e falsificações.