A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) realizou, na tarde desta segunda-feira (27), no Centro de Convenções de Natal, uma solenidade para comemorar os 188 anos de fundação da corporação.
Na ocasião, foi realizada a entrega das Medalhas do “Mérito Policial Luiz Gonzaga” e Medalhas do “Mérito Profissional Coronel Bento Manoel Medeiros”, as duas maiores comendas da instituição, destinadas à personalidades e policiais militares que tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados à Polícia Militar, além do Diploma “Amigo da Polícia Militar”. Ao todo, mais de 200 pessoas, entre civis, oficiais e praças de forças militares foram agraciados na solenidade.
Ainda no evento, a Companhia de Música da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (CPMUS) promoveu uma apresentação musical com trilhas de diversos filmes internacionais, uma homenagem, com interpretação de várias obras do compositor norte-americano Michael Jackson, além de músicas com temas juninos.
A governadora Fátima Bezerra parabenizou todos os presentes pelo aniversário, e ressaltou o compromisso em seguir colaborando com a instituição histórica que tanto tem trabalhado em prol da segurança do cidadão potiguar.
“Destacamos nesse data tão importante o nosso legado para fortalecer mais ainda as nossas ações de segurança pública do Rio Grande do Norte. Legado este que se traduz em políticas públicas implantadas pela nossa gestão, como por exemplo, o auxílio-alimentação em conta, que está sendo implantado em uma realidade que demorou 188 anos para se instituir. E, hoje, celebramos esta conquista para a Polícia Militar, nos 167 municípios do Rio Grande do Norte, para todos os policiais militares, que garante três refeições diárias aos militares em serviço”, destacou a governadora.
O comandante-geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Alarico Azevedo, destacou o belo trabalho desempenhado pelos homens e mulheres que fazem a PMRN ao longo destes 188 anos de história.
“É uma imensa alegria participar dessa solenidade de 188 anos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, bem como, realizar a entrega destas medalhas que simbolizam um reconhecimento e agradecimento simbólico a todos que se dedicam e respeitam à essa instituição. Agradecer a Governadora pela confiança, e principalmente aos policiais militares, dos soldados aos coronéis mais antigos, pelo empenho diuturnamente em servir e proteger”, disse Coronel Alarico.
Estiveram presentes na solenidade, além da governadora Fátima Bezerra, o vice-governador Antenor Roberto, o Secretário titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Coronel Araújo, o Secretário Adjunto da Sesed, Delegado Osmir Monte, o Secretário titular da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, o Comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Alarico Azevedo, o Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Rodrigo, o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN), Coronel Monteiro, a Delegada Geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, o Diretor Geral do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), Marcos Brandão, o Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, General Rocha Lima, o Comandante da Base Aérea de Natal, Coronel Aviador Éric Cólen, o Presidente do TRE-RN, Desembargador Gilson Barbosa, o deputado estadual Coronel Azevedo e o Prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, além de outras autoridades civis e militares.
Investimentos
Visando combater a criminalidade e atuar em prol da segurança da população norte-rio-grandense, houve recentemente um grande investimento do Governo do Rio Grande do Norte na segurança pública, como a aquisição de armas de fogo, coletes balísticos e motocicletas para a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) e Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE).
Além disso, o Governo do Rio Grande do Norte já assinou ordens de serviço para construção e reforma de Batalhões da Polícia Militar.
Destaca-se também a realização de concursos públicos, que teve há inserção de mais de 1.300 policiais militares no quadro efetivo da Polícia Militar. O executivo estadual também promoveu mais de 8.000 policiais entre oficiais e praças, ao longo de três anos e meio de gestão.