Policiais penais da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) prenderam na manhã desta segunda-feira (13), na Grande Natal, três detentos que violaram as regras do monitoramento eletrônico com uso de tornozeleiras. As prisões, determinadas pela Justiça, fazem parte da Operação Carnaval.
A Operação Carnaval teve início na sexta-feira (10) e fiscalizou presencialmente 51 tornozelados, sendo seis na área de eventos carnavalescos da Praia de Pirangi, em Parnamirim. Lá, um dos monitorados deveria estar recolhido no domicílio no momento da abordagem.
Durante a ação, os servidores da Central de Monitoramento Eletrônico (CEME) informam à Justiça todos os casos de violação. Hoje, três ordens de prisão foram cumpridas pelos policiais da CEME com apoio do Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC).
As detenções ocorreram na Grande Natal e os presos estão custodiados na Central de Recebimento e Triagem (CRT), em Parnamirim, à disposição da Justiça.
Além da inspeção presencial, a CEME monitora remotamente cerca de três mil presos no Rio Grande do Norte. A maioria do regime semiaberto, com medida judicial para dormir no domicílio informado à Justiça. Também são acompanhados tornozelados com medidas protetivas (95), cautelares (551), além de mulheres vítimas de violência doméstica que utilizam botão do pânico (16).
A operação, determinada pelo secretário da SEAP, Helton Edi, também envolve as unidades prisionais com a ampliação do patrulhamento externo. A Operação Carnaval conta com a coordenação da CEME e apoio do Departamento Tático Operacional (DOT), Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC) e Grupo de Escolta Penitenciária (GEP).