Natal realizou seu Dia D de vacinação contra a Pólio no sábado (03), quando, além das Unidades Básicas de Saúde, pontos extras e equipes de vacinação também foram colocadas para atender a população. Ao todo, foram aplicadas 2.636 doses do imunizante em crianças de 1 ano a menores de 5 anos, público alvo da campanha.
A Secretaria de Saúde de Natal pede aos que não puderam levar as crianças para vacinar no sábado, que procurem em horário convencional em uma das Unidades Básicas de Saúde. As UBS funcionam de 8h às 15h, com intervalo para almoço. Para vacinar, é importante levar o cartão de vacina e documento com foto da criança. A SMS também disponibiliza os pontos extras (ver relação e horário abaixo).
“Durante esse mês de setembro, nos pontos extras estamos disponibilizando as vacinas contra Covid-19, Influenza e Pólio dentro do projeto Vacinando com Natal. A partir de outubro a vacina contra pólio é encontrada apenas nas UBS”, esclarece George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.
Antunes alerta que até o dia 29 de agosto a capital tinha vacinado apenas 2.791 crianças contra pólio, o que totaliza apenas 6% da meta. “Somete sábado vacinamos 2.636 crianças, porém nossa meta é atingir 100% das crianças que corresponde a um número total de 41.091 crianças entre 1 ano e menores que 5 anos. Então peço que os pais levem seus filhos para se vacinar”, comente.
SOBRE A PÓLIO
A Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.
SERVIÇO
Unidades básicas de saúde: 08h às 15h, segunda a sexta com intervalo de almoço.
Pontos extras- segunda a sábado
Via Direta: 09h às 21h
Nélio Dias: 09h às 16h
Midway Mall: 10h às 17h
Partage Norte Shopping: 14h às 20h