O Polo Poeta Antônio Francisco foi aberto nesta quarta-feira (7) com a exposição “Por Motivos Diversos”, onde mostra as obras e conta a história desse que é um dos maiores ícones culturais da nossa cidade, o poeta Antônio Francisco. O polo fica localizado no Memorial da Resistência e terá programação de 7 a 23 de junho, sempre levando arte e cultura popular para o povo, sendo mais uma grande novidade do “Mossoró Cidade Junina” (MCJ) 2023.
“É uma honra pra gente poder reconhecer esse grande personagem da cultura, do folclore e da história mossoroense que é Antônio Francisco. Alguém que tem origem popular, como a maioria do nosso povo e alguém que está levando o nome da nossa cidade para todo o país. Então, a gente enaltece aqui esse grande poeta e quero dizer à comunidade mossoroense que esse aqui será o grande ponto de encontro da nossa cultura”, ressaltou o prefeito Allyson Bezerra.
Na exposição, cada detalhe foi cuidadosamente selecionado, seja em cordéis, chapéus, vestimentas, objetos e outros, tudo com o objetivo de proporcionar a melhor experiência, além de valorizar a cultura. No ambiente há espaço para todas as formas de manifestação poética e fala muito sobre quem é Antônio Francisco.
Ao entrar na exposição, os poemas ganham destaque com os mais diversos temas: amor, saudade, esperança, nostalgia, entre outros. Cada verso era um convite à reflexão. A vida simples, humilde e cativante de Antônio Francisco se fazia como ensinamento a cada peça que contava em si a sua história.
“Pra mim é sempre muito gratificante estar recebendo não só essa exposição, mas um polo com o meu nome e na minha terra. Só tenho a agradecer esse reconhecimento do povo, agradecer ao prefeito Allyson e dizer que estou muito contente”, frisou o poeta Antônio Francisco.
Sabendo da exposição e da presença do poeta, a jovem artista Tereza Gomes não perdeu tempo e veio não só prestigiar o evento como também presentear Antônio Francisco com umas das suas lindas obras feitas exclusivamente pra ele, de quem é muito fã.
“É sempre muito bom e importante a gente prestigiar os artistas locais e por isso não poderia deixar de também prestar essa homenagem de reconhecimento ao grande artista que ele é. Nesse quadro eu me inspirei na obra dele ‘os animais têm razão’ que é pra mim a que eu mais gosto”, disse.
O momento contou também com apresentação musical e recitações ao vivo de poesia que enriqueciam ainda mais a experiência e fascinavam os visitantes, fazendo com que os seus corações fossem tocados pelas palavras.
Por: Italo Bruno