Todos nós sonhamos, mas muitos não se lembram quando acordam. No podcast ‘Horóscopo na Band’ desta semana, o astrólogo, tarólogo e psicoterapeuta André Mantovanni tira todas as suas dúvidas sobre os sonhos e explica os motivos que podem contribuir para a dificuldade de recordar as imagens que aparecem durante o sono. Confira no trecho do vídeo abaixo!
Por que não nos lembramos dos sonhos? A má qualidade do sonho pode ser um deles. “Às vezes, você achaque dorme bem e não dorme. Tem pessoas que não lembram dos sonhos por defesa psíquica, porque entrar em contato com os temas dos sonhos é difícil, duro. E, geralmente, as pessoas que acham que não sonham estão olhando mais para fora do que para dentro”, afirma Mantovanni.
Anote os seus sonhos
Para Mantovanni, anotar os sonhos é como escrever uma carta para si. Tirar um momento para relembrar as imagens é um “exercício de autoconhecimento muito interessante”.
Quando você anota, você consegue lembrar do sonho. Você presta atenção no que está fazendo, o que te dá insights. Mas você só entende alguns sonhos depois de alguns anos por conta da maturidade.
Por isso, procure ter uma boa noite de sono e reservar de cinco a dez minutos da sua manhã, por exemplo, para anotá-los.
Sonhos e astrologia: qual a relação?
Sonhos e astrologia caminham juntos – tanto as imagens dos sonhos quanto o céu são passíveis de interpretações.
“A relação dos sonhos com a astrologia acontece no campo dos símbolos: na astrologia, a gente olha para o céu e interpreta o que está acontecendo no céu – seja o encontro dos planetas, as posições dos planetas em determinadas constelações etc. Quando a gente fala de sonhos, a gente fala de símbolos. Tudo o que a gente sonha é um símbolo”, explica Mantovanni.
Band