Ah, a Páscoa… ovos de chocolates, coelhinhos… mas, o que esses personagens marcantes da data têm a ver com o feriado cristão que celebra a ressurreição de Jesus?
O professor de filosofia na Universidade de Brasília, Marcos Aurélio, nos ajuda a entender como surgiram esses símbolos: “O ovo significa aquilo que há de mais simples, o ponto de partida da vida. E, ao mesmo tempo, o ovo tem a ver com a renovação, renascimento, que é o ciclo que vai se renovando. Outro símbolo no cristianismo, o Círio Pascal é uma vela bastante grande, em que ela traz a luz, que significa a vitória da vida sobre a morte. A vida é luz. Mas ele é muito restrito às igrejas”.
Mas afinal de contas, por que o coelho, um mamífero, ganhou fama por colocar ovos? E de chocolate ainda por cima?
O professor Marcos Aurélio novamente nos ajuda a entender: “É por uma associação, digamos assim, do significado simbólico e não literal, não realista. Os dois são símbolos de renovação, de fertilidade, então eles acabaram vindo associados. Mas se você pensa assim realisticamente, literalmente não faz sentido porque o coelho não é um animal que bota ovo”.
Há também a explicação de que seria um coelho o primeiro a presenciar a ressurreição de Cristo, sendo ele quem anunciou o milagre – portanto, o encarregado de levar os ovos de chocolate.
A Páscoa é considerada a principal comemoração das religiões cristãs. E serve de base para outras celebrações, como Corpus Christi e Pentecostes.
O ovo e o coelho
Os coelhos não põem ovos e, por isso, as pessoas se perguntam por que os dois são símbolos da Páscoa?
O ovo é uma tradição antiga que surgiu antes de Cristo. Na Europa, as pessoas trocavam ovos no Equinócio de 21 de março para celebrar o fim do inverno e o início da primavera (no Brasil, fim do verão e início do outono). Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a troca de ovos começou a fazer parte da Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. Naquela época, as pessoas trocavam ovos de galinha decorados. A tradição dos ovos de chocolate começou na França e, a partir do século XIX, os ovos doces tomaram conta da comemoração.
A tradição do coelho da Páscoa é mais antiga, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.
Agência Brasil