De janeiro a novembro de 2023 o que mais os receptivos potiguares ouviram foi: “Hola, qué tal?” e a resposta para a pergunta muitas vezes era “fixe!”. As expressões dos argentinos (“Olá, tudo bem?”) e de portugueses (“maravilha!”) são cada vez mais comuns. Eles barram os italianos e visitantes dos países nórdicos que dominavam o turismo internacional potiguar no início dos anos 2000.
Nos 11 primeiros meses deste ano, a Polícia Federal registrou a chegada e partida de 31.210 turistas pelo Rio Grande do Norte. Destes 15.317 entraram pelo estado. A grande maioria (95,7%) pelo Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. Os dados são do Sistema de Tráfego Internacional (STI) coletado pela PF.
A variedade de origem dos turistas impressiona. Eles vieram de todos os continentes, sendo de 86 países diferentes, alguns famosos e outros nem tanto, como: Liechtentein e Botswana. Portugueses e Argentinos representam juntos xx% dos turistas que chegaram no RN em 2023.
Se somarmos todos os motivos de viagem, 43.348 estrangeiros passaram pelo estado em 2023. Quase a metade (46,9%) tem entre 40 e 65 anos (14.767).
Mas ainda estamos longe de conseguir voltar ao volume de visitantes estrangeiros. Em 2014, há 10 anos, passaram por aqui 66.884 turistas internacionais, sendo que 33.394 entraram no país pelo RN. Ou seja, tivemos uma queda de 54% na entrada de turistas internacionais em 10 anos.
A origem dos visitantes também teve uma grande mudança neste período. Os líderes eram os portugueses, mas seguidos de italianos, holandeses, espanhóis e noruegueses.
Em 10 anos, o perfil do turista também mudou, mas desta vez para melhor. Em 2014, os homens representavam 65,26% dos turistas estrangeiros que chegaram no RN, o que segundo o setor, muitas vezes deixava a impressão de um turismo sexual. Este ano, os números mostram que agora homens e mulheres tem vindo de forma mais equilibrada. Hoje 55% dos visitantes estrangeiros são homens.
Segundo Embratur o verão 2024 vai ser melhor
O verão deste ano no Brasil terá crescimento no número de turistas internacionais em seis capitais, entre elas Natal. O levantamento da Embratur prevê que a capital potiguar terá 26,6% a mais de estrangeiros, em comparação com janeiro deste ano. Este é o segundo ano seguido que Natal é destaca no aumento de turismo internacional no verão.
O que é o STI?
O Sistema de Tráfego Internacional (STI) é um sistema da Polícia Federal desenvolvido para registrar os dados das entradas e saídas das pessoas no país. São registrados aqui todos que passam por postos de controle como fronteiras terrestres, portos e aeroportos.