Os palavrões, queiram ou não, fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Os mais polidos ou puritanos evitam, mas é estar no trânsito ou em uma fila de banco para ouvir um palavrão solto na sala. E como essas palavras estão tão presentes no nosso cotidiano, que uma pergunta surge: em qual cidade brasileira mais se fala palavrão?
E essa pergunta foi respondida por uma pesquisa do Preply, uma plataforma de linguagem e ensino de idiomas. De acordo com o estudo, Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro são as cidades que mais falam palavrão no país. Em média, quem mora nessas cidades fala uma média de 8 palavrões por dia.
O segundo lugar vai para São Paulo e Belo Horizonte, com 7 palavrões diários, enquanto o terceiro é ocupado apenas por Manaus (6). Por outro lado, São Luís, no Maranhão, é a cidade que menos fala palavrões. Por lá que se encontra a média de 1 palavrão por dia, a mais baixa de toda a pesquisa. No geral, um brasileiro diz cerca de 7 palavrões diariamente.
Em que locais mais se fala palavrão?
Se você acha que no trânsito as pessoas são mais boca suja, se enganou. Segundo a pesquisa, apenas 16,65% dos brasileiros revelaram xingar enquanto dirigem. O local onde o brasileiro mais se solta é dentro de casa. Quase 50% dos entrevistados selecionaram o local como aquele onde mais costumam xingar.
Quem é o maior “alvo” dos xingamentos?
A pesquisa também revelou o maior alvo dos xingamentos dos brasileiros. Os palavrões são geralmente ditos a si mesmos (26,85%) ou a ninguém em particular (20,60%). Só em seguida aparecem outros envolvidos, como os amigos (17,42%), parceiros amorosos (12,99%), colegas de trabalho (7,70%), irmãos (6,54%) e até mesmo os próprios pais (0,96%).
A pesquisa também mostrou as capitais mais se incomodam com uso de palavrões. O levantamento mostrou que 56,99% da população se incomoda com a linguagem vulgar de outras pessoas. As cidades que mais se incomodam são São Luís, Natal e Salvador.
A pesquisa foi realizada de 2 a 7 de novembro de 2022, e só foi divulgada agora em 2023. Foram entrevistadas 1.639 pessoas residentes em 15 cidades do país.
Band