Após grande mobilização de parlamentares, movimentos sociais e população nas ruas e redes sociais, com ampla cobertura da imprensa, empresários de ônibus recuam na medida adotada no dia 1º de abril que retirou as Rocas do trajeto de cinco linhas de ônibus. O acordo entre poder público e empresários e a volta dos ônibus ao bairro foram anunciados pelo prefeito Álvaro Dias na noite dessa quinta-feira, 06, no Twitter.
“A partir da próxima segunda-feira, 10, as cinco linhas que atendem o bairro das Rocas voltarão a circular normalmente. Esse foi um compromisso assumido pelos operadores do sistema comigo e com a STTU, em reunião realizada hoje. As linhas em questão são: 51, 52, 46, 54 e 56”, escreveu o chefe do executivo no seu perfil oficial.
A notícia repercute entre as lideranças políticas que encabeçaram o movimento. O deputado estadual Ubaldo Fernandes publicou também no Twitter: “Quando o povo se mobiliza, a vitória vem! Essa decisão acontece porque fomos às ruas, redes socais e imprensa. Parabéns à gestão e empresários pelo acordo. Mas situação é preocupante com frotas sucateadas e redução de linhas por toda Natal. Cobramos licitação já! A luta continua!”.
No Instagram, o parlamentar complementou:” Hoje, me dirijo primeiramente a todos que deram voz a essa luta, que não é só das Rocas, mas de todos os usuários do transporte coletivo da Natal que se deparam diariamente com ônibus lotados e velhos, além de redução de linhas e horários de circulação nesse sistema falido, que precisa urgentemente ser modificado por um que atenda as necessidades dos natalenses”.
Ubaldo destaca que a luta precisa continuar. “Parabéns, principalmente, a todos os vereadores envolvidos nessa luta, além de movimentos sociais, a quem reforço alerta para que continuemos cobrando a licitação que nos dê segurança jurídica para garantir linhas passando por todos os bairros em quantidade suficiente e em todos os horários, além de ônibus novos. Nosso pedido também à Comissão de Transportes da @camaranat para fortalecer as cobranças à STTU, Prefeitura do Natal e Seturn”.
E fez agradecimento também ao jornalistas. “Registro também nosso obrigado à imprensa, que foi importantissima para essa conquista, comparecendo em peso ao nosso ato e divulgando pra toda a população o absurdo de medidas arbitrárias como a que atingiu Rocas e outros bairros. Precisamos sempre de vocês apoiando a população. Parabéns!’, finalizou